PROSEFTUR AGORA É SAYGO | ENTENDA

Como lidar com barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio internacional

Avalie este post post

Saiba como lidar com barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio internacional, conferindo as melhores estratégias.

Apesar de o comércio internacional representar literalmente um mundo de possibilidades para empresas ao redor de todo o planeta, esse comércio também tem as suas várias complicações, que acabam dificultando todo o processo.   

Seja para importar ou exportar mercadorias, qualquer pessoa que decida se aventurar pelo comércio internacional vai descobrir que toda a parte burocrática é muito mais difícil e intensa do que parece ser.   

Contudo, essas barreiras tarifárias e não tarifárias têm os seus objetivos. Eles são muito importantes para conseguir manter o comércio internacional linear e seguro.   

Como sabemos que muitas pessoas acabam tendo bastante dificuldade para conseguir lidar com as barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio internacional, preparamos esse conteúdo para falar um pouco sobre as estratégias necessárias para se dar bem e conseguir ter operações bem-sucedidas.

Portanto, se você faz parte desse imenso grupo de pessoas que ainda têm dificuldade para lidar com essas barreiras, continue acompanhando a leitura!   

Como lidar com barreiras tarifárias e não tarifárias no comércio internacional

O primeiro passo para conseguir lidar com as barreiras tarifárias e não tarifárias que fazem parte do comércio internacional com eficiência, é entender melhor o que são elas, as principais e quais são as diferenças entre cada tipo.   

As barreiras tarifárias consistem, basicamente, em impostos e taxas. Eles costumam se aplicar sobre bens e serviços quando eles cruzam as fronteiras nacionais. 

Essas tarifas variam bastante de um país para outro e se dividem de duas formas principais:  

  • Tarifas Ad Valorem: tarifas calculadas como uma porcentagem do valor do produto importado,
  • Tarifas Específicas: é definida com base em uma medida física, como peso, volume ou quantidade.

Porém, além dessas tarifas e taxas que são cobradas durante as operações de comércio internacional, incluindo exportação e importação, também existem as chamadas barreiras não tarifárias, que são formas de restrições impostas ao comércio que não envolvem a aplicação direta de taxas.   

Por isso, as barreiras não tarifárias do comércio internacional são mais sutis e podem ser mais complexas de identificar e de resolver. De modo geral, as principais barreiras não tarifárias que fazem parte do comércio internacional incluem:

  • Normas e regulamentos técnicos;
  • Cotas máximas de importação;
  • Subsídios governamentais,
  • Barreiras culturais e linguísticas.

Portanto, compreender essas barreiras e como elas podem afetar o comércio internacional, é indispensável para que qualquer empresa consiga desenvolver estratégias eficazes para lidar com cada uma delas.

E são sobre essas estratégias que vamos conversar melhor a seguir!   

Melhores estratégias para lidar com barreiras tarifárias e não tarifárias 

Como comentamos, a complexidade das barreiras comerciais tarifárias e não tarifárias, exige que as empresas adotem abordagens estratégicas adequadas para conseguir enfrentar esses desafios.

Bem como para que os governos consigam promover um comércio internacional mais justo e eficiente.   

Mas, quando chega na hora de encarar essas barreiras de frente, muitos profissionais não sabem exatamente qual caminho seguir e nem por onde começar.   

Por isso, vamos comentar sobre algumas das melhores estratégias para lidar com barreiras tarifárias e não tarifárias. Bem como cada uma delas pode te ajudar no seu processo. Confira!  

Faça pesquisa de mercado e estruture a análise de risco

Antes de entrar em um novo mercado e iniciar as operações de comércio internacional, é essencial que você e toda a sua equipe realizem uma pesquisa aprofundada deste mercado.

Assim, será possível entender quais são as barreiras tarifárias e não tarifárias específicas e que podem acabar fazendo parte das suas operações.   

Isso permite que as empresas avaliem melhor o ambiente regulatório, identifiquem riscos antecipadamente e determinem se o negócio é realmente viável.   

Se você conseguir antecipar esses desafios, fica muito mais fácil desenvolver estratégias mais eficientes para lidar com eles e se preparar com antecedência para todos os cenários.  

Diversifique a cadeia de suprimentos

A diversificação da sua cadeia de suprimentos também é uma boa estratégia para conseguir mitigar os riscos que estão associados às barreiras comerciais.   

Afinal, quando você estabelece vínculo com fornecedores em diferentes regiões do mundo, é possível reduzir a dependência de um único mercado e se adaptar mais facilmente às mudanças nas políticas comerciais.   

Além disso, ter várias opções de fornecimento também permite que você consiga realizar negociações mais favoráveis e tenha poder de negociação.  

Faça a adaptação de produtos e processos

Para superar as barreiras não tarifárias como regulamentos técnicos e normas de qualidade, pode ser necessário que as empresas invistam na adaptação dos seus produtos e processos, para garantirem que estão em conformidade com os regulamentos.   

Por isso, antes de iniciar o seu comércio internacional com outro país, vale muito a pena buscar se informar sobre todos os detalhes técnicos e de qualidade que se aplicam aos seus produtos.

Então, realize as mudanças necessárias antes de iniciar as operações efetivamente. Isso garante que você não tenha prejuízos, como apreensão de mercadorias e multas por inconformidade.  

Busque parcerias estratégicas e alianças comerciais

Ter parcerias estratégicas e alianças comerciais, é uma das melhores formas de adquirir vantagens na superação de barreiras comerciais.   

Quando você colabora com empresas locais e parceiros experientes no mercado de destino, é possível aproveitar o conhecimento local e contar com o apoio de parceiros que entendem todos os detalhes sobre as nuances regulatórias e culturais que, aliás, é um grande diferencial.

Contrate serviço especializado

Por fim, ter uma empresa especializada em comércio internacional ao seu lado faz toda a diferença na hora de importar ou exportar.   

Essas empresas e profissionais têm todo o conhecimento necessário para te explicar melhor quais são as principais barreiras tarifárias e não tarifárias que você terá que enfrentar, bem como o que fazer para se sair bem nesse processo e evitar complicações.   

Dessa forma, as empresas que precisam enfrentar barreiras tarifárias e não tarifárias complexas, quando decidem expandir a sua atuação para o exterior, precisam saber adotar estratégias que envolvem pesquisa, diversificação, adaptação e parcerias.   

Todas essas estratégias e dicas vão te ajudar a mitigar os impactos dessas barreiras e alcançar o sucesso mesmo em mercados internacionais mais desafiadores.

Se você busca um parceiro confiável e profissional que possa te ajudar nas suas operações de comércio internacional, fale com nossos especialistas!   

Somos uma empresa de comércio internacional especializada em operações de importação e exportação. 

Por isso, estamos mais que aptos a te aconselhar sobre todas as barreiras tarifárias e não tarifárias que podem envolver o seu processo. Com a nossa ajuda, você pode voar muito mais longe!

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.

Outras
postagens

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.