PROSEFTUR AGORA É SAYGO | ENTENDA

Como lidar com a complexidade dos regimes tributários na importação e exportação

Avalie este post post

Você sabe como lidar com a complexidade dos regimes tributários na importação e exportação da forma mais adequada?

A importação e exportação de mercadorias são atividades que não são importantes apenas para a economia mundial, mas também para as empresas que possuem o sonho de crescer e alcançar novos mercados.

Contudo, por trás desse imenso cenário de oportunidades, existe uma teia bem complexa de regulamentações fiscais que pode parecer, à primeira vista, impossíveis de resolver e de se desprender.

Trata-se dos chamados regimes tributários, responsáveis por governar todas as transações internacionais.

Sabemos que o tema de regimes tributários na importação e na exportação requer um conhecimento mais aprofundado e estratégias cuidadosas e muito bem planejadas. 

Por isso, decidimos trazer esse conteúdo para te dar algumas dicas de como lidar com essa complexidade da melhor forma.

Portanto, se você está sofrendo para entender os regimes tributários e não sabe o que fazer para enfrentá-los com sucesso, continue acompanhando a leitura!

Desvendando a complexidade dos regimes tributários

Para empresas que estão começando a atuar no comércio internacional, saber como lidar com a complexidade dos regimes tributários na importação e exportação é indispensável para conseguir concluir essas transações com sucesso.

Mas, para passar por todo esse labirinto dos regimes tributários, é fundamental começar compreendendo um pouco mais sobre toda a complexidade envolvida.

Quando falamos em regimes tributários de importação e exportação, na verdade, estamos nos referindo a uma série de subtópicos que compõem as etapas desses processos de comércio e que podem acabar dificultando o sucesso dos negócios.

De modo geral, alguns dos pontos de maior complexidade dos regimes tributários de importação e exportação são:

A grande variedade de tributos e encargos

A complexidade tributária na importação e exportação fica muito mais evidente e forte quando entramos no tópico sobre os tributos e encargos que podem se aplicar ao longo do processo.

Isso inclui tarifas aduaneiras, impostos sobre o valor agregado (IVA), impostos específicos, taxas de câmbio e diversos outros. 

Além disso, cada um desses encargos e tributos pode variar de um país para outro, fazendo com que seja essencial conhecer as especificidades de cada local antes de fechar negócio e iniciar as atividades.

As diferenças geográficas

A complexidade dos regimes tributários também se mostra bastante nas diferenças geográficas.

Isso porque cada país tem o seu próprio sistema tributário, as suas políticas comerciais e as suas prioridades econômicas.

Isso significa que o que é tributado e como é tributado, pode ser diferente de um local para o outro. Portanto, o comércio internacional se torna uma tarefa bem desafiadora para as empresas.

As tarifas aduaneiras

As tarifas aduaneiras representam uma das principais tributações nos processos de importação e exportação.

Elas são impostas sobre produtos específicos e podem variar bastante conforme a localização, o tipo de produto e as regulamentações específicas.

Por isso, compreender como as tarifas aduaneiras se aplicam e saber como classificar corretamente os produtos segundo o sistema harmonizado, é fundamental para evitar erros que podem sair bem caros.

Necessidade de adequação legal

Por fim, não poderíamos deixar de citar a necessidade de adequação legal, que também se apresenta como uma grande complexidade.

A necessidade de adequação legal se refere a compreender as leis fiscais e entender todos os mínimos detalhes do que é necessário para atuar em conformidade no processo de importação e exportação de bens.

Sempre para evitar multas, apreensão e tributações elevadas.

Dicas para lidar com a complexidade tributária

Sabemos que lidar com a complexidade dos regimes tributários na importação e exportação pode ser uma tarefa bem desafiadora. 

Contudo, a boa notícia é que, com estratégia e conhecimento, é possível enfrentar esses desafios de uma forma muito eficiente.

Ao colocar algumas etapas no seu processo de importação ou exportação, você consegue se preparar melhor para lidar com as complexidades tributárias e mitigar possíveis riscos que podem aparecer no meio do caminho ao mesmo tempo.

Nesse sentido, as principais etapas indispensáveis no seu processo que vão te ajudar a enfrentar os regimes tributários no comércio internacional são:

Pesquisar antes de agir

Antes de iniciar qualquer processo de importação ou exportação, é indispensável realizar uma pesquisa aprofundada, incluindo um estudo das regulamentações tributárias do país de origem e do país de destino.

Bem como conhecer as tarifas, impostos, tratados comerciais e acordos bilaterais para evitar surpresas desagradáveis e calcular, com mais precisão, os custos envolvidos na sua transação.

Consulte um especialista

Para lidar com a complexidade tributária, muitas empresas decidem recorrer a ajuda de especialistas em comércio internacional e tributação.

Isso porque esses profissionais têm um conhecimento muito mais profundo e concreto das leis e das regulamentações que regem as importações e exportações.

Por isso, estão mais do que preparados para oferecer orientações específicas para a sua situação.

Mantenha todos os registros e documentação

Manter registros detalhados é uma dica que você precisa levar para a vida, quando falamos em exportação e importação.

Guarde toda a documentação de embarque, faturas, recibos, contratos e qualquer outro tipo de correspondência relacionada aos aspectos tributários. 

Esses registros ajudam na conformidade fiscal e facilitam a resolução de disputas e auditorias, caso seja necessário.

Sempre se atualize sobre as mudanças nos regimes tributários

As leis e regulamentações tributárias estão sempre em constante evolução e adaptação. Por isso, ficar sempre atento e se atualizar sobre as mudanças nos regimes tributários é indispensável. 

Você pode assinar boletins informativos, participar de seminários e manter contato com associações comerciais para acompanhar as últimas mudanças.

Invista em estratégias de planejamento tributário

Além de cumprir com as obrigações fiscais indispensáveis, uma dica que pode ser muito interessante é considerar a implementação de estratégias de planejamento tributário.

Isso inclui, por exemplo, a utilização de acordos de livre comércio, regimes especiais de importação ou exportação e estruturas empresariais que minimizem a carga tributária.

Ter um planejamento tributário adequado pode te ajudar a ter economias enormes ao longo do tempo e a montar um processo muito mais eficiente e competitivo.

Assim, você poderá usufruir plenamente os benefícios que o comércio internacional pode trazer.

Para isso, você pode contar com profissionais que dominam o assunto e que estão aptos a te ajudar com a gestão de importações e exportações, como a equipe da Proseftur.

Somos especialistas em processos de comércio internacional, oferecendo as melhores soluções comerciais para empresas que desejam importar e exportar com mais segurança e menos dor de cabeça.

Conheça um pouco mais sobre a nossa empresa e entre em contato para entender mais sobre os nossos serviços!

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.

Outras
postagens

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.