Você sabe quais são as etapas e desafios de fazer uma exportação de mercadoria dentro do Brasil hoje em dia?
Sem dúvida, a exportação de mercadorias é uma atividade muito importante para todas as empresas que desejam crescer e expandir os seus horizontes de atuação, conquistando novos mercados e impulsionando o seu crescimento global.
No entanto, essa trajetória não é nada simples e necessita de uma compreensão bem profunda das etapas e dos desafios que encontramos durante todo esse processo.
Foi pensando justamente nisso que achamos necessário trazer esse conteúdo para falar um pouco mais sobre quais são as etapas e desafios de fazer uma exportação de mercadoria, com a ideia de ajudar quem está iniciando agora no comércio internacional.
Portanto, se esse é o seu caso, continue aqui para compreender tudo o que você precisa saber sobre exportação de mercadorias e o que poderá encontrar ao longo do seu processo.
A importância de conhecer as etapas e desafios de fazer uma exportação de mercadoria
Entender quais são as etapas e desafios de fazer uma exportação de mercadoria, é um requisito fundamental para ter sucesso e se destacar em um mercado altamente competitivo.
Primeiramente, ao conhecer melhor as etapas e desafios da exportação, as empresas conseguem tomar decisões estratégicas mais adequadas.
Isso inclui, por exemplo, a seleção dos mercados-alvo mais promissores, a escolha das mercadorias certas para exportar e a determinação das estratégias de entrada mais eficazes.
Além disso, a exportação é um processo cheio de riscos, que vão desde as flutuações cambiais, até problemas logísticos e regulatórios.
Se os exportadores conseguirem conhecer esses riscos com antecedência, fica mais fácil adotar medidas para minimizá-los, evitando grandes perdas ou impactos.
Por fim, cada país possui as suas próprias regulamentações específicas para a importação de mercadorias.
Assim, conhecer essas regulamentações e cumprir todos os requisitos legais é importante para evitar problemas alfandegários e jurídicos, o que pode ser feito por meio de um estudo sobre as etapas e desafios do país de destino das suas exportações.
Etapas do processo de exportação de mercadoria
Ao contrário do que muitos pensam, as etapas do processo de exportação de mercadoria começam muito antes do momento do despacho.
Conheça um pouco mais sobre o esqueleto principal que envolve esse processo:
Etapa 1: Pesquisa de mercado e escolha das mercadorias
A pesquisa de mercado é a chave fundamental de qualquer empresa que trabalha com exportação de mercadorias.
Essa primeira etapa envolve realizar uma análise cuidadosa das oportunidades e dos desafios nos mercados-alvo que você possui.
Além disso, também é importante considerar nesse momento aspectos como preferências do consumidor, sazonalidade e tendências de mercado. Bem como realizar uma análise da concorrência.
Etapa 2: Planejamento logístico
O planejamento logístico é o próximo passo para realizar a exportação de mercadorias. Aqui, os exportadores devem determinar os métodos de transporte mais adequados, levando em consideração fatores como custo, tempo e tipo de mercadoria.
Além disso, a escolha de parceiros logísticos e a negociação de acordos contratuais, também se mostram como etapas essenciais para garantir que as suas mercadorias sejam movimentadas com segurança.
Etapa 3: Documentação e processo aduaneiro
Uma das maiores e mais complexas partes do processo de exportação é a preparação e a gestão da documentação necessária para o processo aduaneiro.
Isso inclui a criação de faturas, conhecimentos de embarque, certificados de origem e diversos outros documentos alfandegários exigidos nos países de destino.
Portanto, estar ciente das regulamentações específicas do país para onde será feita a exportação da mercadoria, é indispensável para evitar complicações.
Etapa 4: Transporte e entrega
Por fim, a fase final do processo envolve a garantia de entrega das mercadorias ao seu destino em boas condições e dentro do prazo estipulado.
Lembre-se sempre que garantir que as mercadorias sejam entregues com sucesso é a chave principal para a satisfação do cliente e para o seu sucesso.
De modo geral, essas etapas representam o esqueleto do processo de exportação de mercadorias.
Contudo, tenha em mente que diversos outros passos podem – e vão – surgir no meio desse caminho e você precisa estar preparado para passar por eles!
Desafios comuns na exportação de mercadoria
A exportação de mercadorias, sem sombra de dúvidas, oferece oportunidades de crescimento e expansão de negócios para todas as empresas.
Contudo, ela também está cheia de desafios que os exportadores precisam enfrentar ao longo de todo o processo.
Barreiras tarifárias e não tarifárias
É comum que os países apliquem tarifas de importação que podem encarecer as mercadorias exportadas.
Além disso, existem as barreiras não tarifárias, como regulamentações de segurança, normas técnicas e requisitos sanitários, que podem ser ainda mais complexas de resolver.
Flutuações cambiais
As mudanças nas taxas de câmbio também podem impactar os preços das mercadorias exportadas e, consequentemente, nos lucros gerais das empresas.
Riscos logísticos
Desde atrasos no transporte, até danos às mercadorias, os riscos logísticos sempre estarão presentes na exportação e precisam de estratégias eficazes para serem solucionados rapidamente caso aconteçam.
Conformidade regulatória
Cada país tem suas próprias regulamentações comerciais e alfandegárias e, nesse contexto, cumprir essas regulamentações pode ser um grande e demorado desafio.
Afinal, envolve uma série de procedimentos e documentação que podem atrasar todo o processo de exportação.
Regulamentações políticas e geopolíticas dos países
Mudanças nas relações políticas entre dois países ou em regulamentações comerciais podem afetar as operações de exportação, principalmente quando elas envolvem sanções, embargos ou políticas comerciais protecionistas.
Problemas de pagamento
Ter a garantia de que os compradores estrangeiros vão cumprir com os termos de pagamento acordados pode ser um desafio, principalmente em mercados com riscos financeiros ou políticos muito elevados.
Sabemos que superar esses desafios da exportação de mercadorias pode ser difícil e que isso requer um planejamento muito bem estruturado.
Bem como um conhecimento profundo das especificidades do mercado de destino e a capacidade de se adaptar à mudança e imprevistos.
Por isso, somos uma empresa que se especializou para oferecer serviços focados em gestão de importação e exportação, para ajudar as empresas a passarem por todo esse processo de uma forma mais linear e sem grandes riscos.
Se você precisa de ajuda para exportar suas mercadorias, conte com a Proseftur! Conheça um pouco mais dos nossos serviços e entre em contato para receber todo o suporte que a sua empresa merece!