Diferente da maioria das nações que comemoram o ano novo no dia 01 de janeiro, a China segue o calendário lunar e cada ano se comemora em uma data diferente.
Diz à lenda que o motivo é que há milênios, um monstro híbrido entre leão e touro ameaçava o país.
A fera saía pelas ruas das cidades destruindo tudo que via pela frente e devorando as pessoas. Certa vez, um morador percebeu que a fera se afastava quando estava próxima ao barulho e da cor vermelha. Ele chamou todos os outros moradores da cidade para fazer uma festa com queima de bambu, trapos vermelhos, e muito barulho para expulsar o monstro. E conseguiram. Por isso, eles consideram esse momento como “um novo recomeço” e comemoram todos os anos nessa época.
Foi constatado em 2017 que, 100 milhões de chineses entram em férias por 15 dias e 300 milhões viajam para sua terra natal para comemorar com a família.
Durante esse período, é muito difícil entrar em contato e negociar com os chineses, por isso, é necessário antecipar todos os pedidos e manter a programação de embarque. Os containers e navios são muito disputados e mesmo assim, pode haver atraso na entrega.
Em 2019, o ano novo chinês terá início no dia 05 de fevereiro. Esse feriado dura entre 7 e 15 dias, pois além de envolver cultura também envolve religião.
O feriado encerra-se com o festival das lanternas, simbolizando que todas as coisas passadas são deixadas para trás, assim como as lanternas flutuam para longe, até o céu. Neste ano, será realizado dia 19 de fevereiro.
Para se programar!
Nos próximos anos, a programação do Ano Novo Chinês, será:
2020 – 25 de janeiro
2021 – 12 de fevereiro
2022 – 01 de fevereiro